Sobre nós

Tecnologia

A tecnologia que deu origem a Profitus nasceu de um “acidente científico” quando o seu sócio fundador, Aloísio J. Reis, atuava como consultor externo em um projeto de pesquisa para uma grande multinacional, com o objetivo de desenvolver uma resina estabilizadora. Neste período apresentou uma lesão cutânea, e em função do curto prazo de entrega da pesquisa, não se tratou. Percebeu que, mesmo sem o devido tratamento houve um processo atípico, e muito rápido, de regeneração.

O empreendedor fez uma retrospectiva e avaliou todos os materiais que tinha tido contato e deduziu que a cicatrização poderia ter ocorrido em função da manipulação do Urucum. A partir daí foram mais de 14 anos de pesquisa, com o apoio da Universidade Federal de Viçosa, em especial do Prof. Paulo César Stringheta, uma referência mundial em Corantes Naturais e Compostos Bioativos, em especial, a partir do Urucum.

A Empresa

Estas pesquisas conduziram a criação da Profitus em 2008, a qual se vinculou a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Federal de Viçosa, que, em função dos possíveis benefícios sociais, apoiou mais uma vez a iniciativa.

A Profitus desenvolveu tecnologia própria de obtenção do extrato de Urucum que possibilita a máxima eficiência de extração de seus componentes fazendo com que seus produtos tenham eficácia única no mercado. Graças a seus esforços científicos desenvolvidos em parceria com a Universidade Federal de Viçosa, pôde ser requerida a patente mundial da tecnologia que hoje agrega valor a seus produtos. Neste período foram validadas diversas aplicações que resultaram nos produtos  hoje disponibilizados e resultaram em um conjunto ainda maior de soluções já desenvolvidas, mas ainda não licenciadas, em áreas de Produtos para Saúde (1), Fitoterápicos (2), Fitocosméticos (3), e Nutracêuticos (4). Desta forma com muita dedicação, empenho, responsabilidade, paixão pelo que faz e grande base científica e tecnológica a Profitus busca oferecer soluções eficazes desenvolvidas a partir de ativos naturais e renováveis, contribuindo para restaurar, harmonizar e equilibrar proporcionando bem estar e saúde ao seu corpo.

Nossos agradecimentos

Para que isso fosse possível a Profitus teve apoio de importantes Instituições como o SEBRAE, FINEP, CNPq, Fapemig e a Universidade Federal de Viçosa para o desenvolvimento de tecnologias.Cientes dos desafios e radiantes pelo apoio ao longo da caminhada gostaríamos de agradecer aos Colaboradores, Distribuidores, Clientes, Pesquisadores, Consultores, Profissionais da Beleza e da Saúde, e a todos que nos cercam e que ajudaram e continuam auxiliando a construção da nossa história.





(1) Produtos para Saúde: Produtos para Saúde são produtos utilizados na realização de procedimentos médicos, odontológicos e fisioterápicos, bem como no diagnóstico, tratamento, reabilitação ou monitoração de pacientes. Compreendem três tipos de categorias: Equipamentos
Médicos, Materiais de Uso em Saúde e Produtos de Diagnóstico in vitro.

(2) Fitoterápicos: são medicamentos obtidos a partir de plantas medicinais. Eles são obtidos empregando-se exclusivamente derivados de droga vegetal (extrato, tintura, óleo, cera, exsudato, suco, e outros).

(3) Fitocosméticos: são produtos oriundos dos extratos e princípios ativos obtidos dos vegetais em proveito da higiene, estética, correção e manutenção de um estado normal e sadio da pele.

(4) Nutracêuticos: são considerados alimentos que possuem propriedades que trazem benefícios à saúde, incluindo a prevenção e ou tratamento de doenças. São diferentes dos alimentos chamados funcionais, pois estes apenas reduzem o risco de doenças. Os produtos incluídos nesta categoria variam desde nutrientes isolados, suplementos dietéticos á produtos herbais.